terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cannelés de Bordeaux

 Quando viajo gosto sempre de saber quais os doces regionais da região para onde vou, e como tal, fui até Bordeaux e tentei logo saber o que de bom e doce havia para uma pessoa se deliciar. Foi então que me falaram (e provei) os Cannelés de Bordeaux, tenho a dizer que são bastante famosos por lá e além da fama, o seu sabor é incrívelmente bom. Posteriormente li sobre esta receita e fiquei a saber que as origens destes bolinhos não são muito bem conhecidas, mas acredita-se que os bolinhos teriam sido criados no século XVIII no convento das Annonciades de Bordeaux. Depois, teria caído no esquecimento. O sucesso veio nos anos 1980, quando foi ressuscitado pela família Baillardran, que transformou o cannelé em artigo de luxo. Hoje, eles dominam o mercado e estão presentes em todos os cantos da cidade. 
Aqui vai a receita:
Ingredientes (para 16 unidades):
- 1/2 de leite (gordo de preferência);
- 2 ovos + 2 gemas;
- 100 g de farinha;
- 250 g de açúcar;
- 50 g de manteiga;
- 1 pitada de sal;
- 2 colher (de sopa) de Rum;
- 1 colher (de sopa) de extracto de baunilha e/ou vagem de baunilha.

Preparação:
 Em primeiro lugar, aquecer o leite com a baunilha (essência ou vagem) e a manteiga, até levantar fervura.  Em segundo lugar, num recipiente mistura-se a farinha,o açúcar e os ovos. De seguida incorporar o leite bem quente e mexer bem, até obter um creme homogéneo e meio líquido, sem granulados. Deixar repousar 1h no frigorífico (o ideal são 24h). Por fim, juntar o rum e mexer bem. Pré-aquecer o forno a 250ºC uns 10 minutos. Encher as forminhas de silicone até 2/3. Se usar formas em metal, untar as mesmas com manteiga e polvilhar com açúcar. Levar ao forno a 250ºC cerca de 10 minutos e depois baixar para 180ºC cerca de 1h.   Quando estiverem bem escuros estarão cozidos. Deixar arrefecer e só depois desenformar. Se usar formas de metal deverá desenformar ainda quentes.
 Sugestão: Os Cannelés podem ser acompanhados por várias coisas, eu acompanhei com queijo mas dêem largas à vossa imaginação e atrevam-se a experimentar com algo que gostem!


Bon Appetit!